xmlns:b='http://www.google.com/2005/gml/b'xmlns:data='http://www.google.com/2005/gml/data' xmlns:expr='http://www.google.com/2005/gml/expr'> Vida Cristã: PARTE 6 ISAÍAS 7: Acautela-te, e aquieta-te; não temas, nem se desanime o teu coração

sábado, 4 de junho de 2016

PARTE 6 ISAÍAS 7: Acautela-te, e aquieta-te; não temas, nem se desanime o teu coração





  PARTE 6    ISAÍAS 7:

  Acaz rei de Judá, (Israel)


 Isaías 7.1-9:

“Sucedeu, pois, nos dias de Acaz, filho de Jotão, filho de Uzias, rei de Judá, que Rezim, rei da Síria, e Peca, filho de Remalias, rei de Israel, subiram a Jerusalém, para pelejarem contra ela, mas nada puderam contra ela. E deram aviso à casa de Davi, dizendo: A Síria fez aliança com Efraim. Então se moveu o seu coração, e o coração do seu povo, como se movem as árvores do bosque com o vento. Então disse o YHWH (SENHOR) a Isaías: Agora, tu e teu filho Sear-Jasube, saí ao encontro de Acaz, ao fim do canal do tanque superior, no caminho do campo do lavandeiro.
E dize-lhe: Acautela-te, e aquieta-te; não temas, nem se desanime o teu coração por causa destes dois pedaços de tições fumegantes; por causa do ardor da ira de Rezim, e da Síria, e do filho de Remalias. Porquanto a Síria teve contra ti maligno conselho, com Efraim, e com o filho de Remalias, dizendo: Vamos subir contra Judá, e molestemo-lo e repartamo-lo entre nós, e façamos reinar no meio dele o filho de Tabeal. Assim diz o YHWH (SENHOR DEUS): Isto não subsistirá, nem tampouco acontecerá.
Porém a cabeça da Síria será Damasco (cidade), e a cabeça de Damasco Rezim; e dentro de sessenta e cinco anos Efraim será destruído, e deixará de ser povo. Entretanto a cabeça de Efraim será Samaria, e a cabeça de Samaria o filho de Remalias; se não o crerdes, certamente não haveis de permanecer.”(Yeshayahu/Isaías 7.1-9)
Se analisarmos o texto de Isaías 7.1-9, iremos notar que a Síria fez aliança com Efraim (Efrayim), neste texto, a palavra “Efraim” não está se referindo à uma das 12 tribos de Israel, mas a palavra “Efraim” está sendo usada para falar de Israel (as 10 tribos). A Síria fez uma aliança com Israel(Efraim) para pelejar contra Judá (Yahudah).  A palavra “Judá” pode se referir à Judá, que é formado por benjamitas e homens da tribo de Judá, ou pode se referir à Judá, uma das 12 tribos de Israel, nesse caso, a palavra “Judá”, está se referindo à Judá, formada por homens da tribo de Benjamim e Judá. 

Analisando o texto, vemos que Israel(Efraim/Efrayim) fez aliança com a Síria para batalharem contra Judá (Yahudah), sabemos que Israel e Judá se separaram, eles viraram adversários, e em Isaías (7.1-9) vemos que Israel fez aliança com a Síria para pelejar contra Judá. YHWH, o SENHOR, enviou a Isaías para falar para Acaz, rei de Judá, não temer a aliança que Israel fez com a Síria, ele também falou que dentro de 65 anos  Efraim(Efrayim/Israel) será destruído e deixará de ser povo. Antigamente Israel era 1, mas agora, Israel se dividiu em Israel (Efrayim/Efraim/Tribo do Norte/10 tribos) e Judá (Yahudah/Tribo do Sul/duas tribos). Israel e Judá não andam mais juntos, eles se separaram, mas no reinado milenar do Mashiach (O Ungido), Israel (Yashuru) andará junto com Judá/Yahudah e eles serão um (1) povo nas mãos de YHWH:

“E há de ser que naquele dia o SENHOR (ADONAI) tornará a pôr a sua mão para adquirir outra vez o remanescente do seu povo, que for deixado, da Assíria, e do Egito, e de Patros, e da Etiópia, e de Elã, e de Sinar, e de Hamate, e das ilhas do mar.

E levantará um estandarte entre as nações, e ajuntará os desterrados de Israel, e os dispersos de Judá congregará desde os quatro confins da terra.
E afastar-se-á a inveja de Efraim, e os adversários de Judá serão desarraigados; Efraim não invejará a Judá, e Judá não oprimirá a Efraim.” (Isaías 11.11-13).


Outros textos provam que haverá um tempo que Israel (Efrayim) e Judá serão um(1) povo nas mãos de YHWH: “Tu, pois, ó filho do homem, toma um pedaço de madeira, e escreve nele: Por Judá e pelos filhos de Israel, seus companheiros. E toma outro pedaço de madeira, e escreve nele: Por José, vara de Efraim, e por toda a casa de Israel, seus companheiros. E ajunta um ao outro, para que se unam, e se tornem uma só vara na tua mão.
E quando te falarem os filhos do teu povo, dizendo: Porventura não nos declararás o que significam estas coisas? Tu lhes dirás:
Assim diz o Ul YHWH: Eis que eu tomarei a vara de José que esteve na mão de Efraim, e a das tribos de Israel, suas companheiras, e as ajuntarei à vara de Judá, e farei delas uma só vara, e elas se farão uma só na minha mão. E as varas, sobre que houveres escrito, estarão na tua mão, perante os olhos deles. Dize-lhes pois: Assim diz o Ul YHWH:
Eis que eu tomarei os filhos de Israel dentre os gentios, para onde eles foram, e os congregarei de todas as partes, e os levarei à sua terra.

E deles farei uma nação na terra, nos montes de Israel, e um rei será rei de todos eles, e nunca mais serão duas nações; nunca mais para o futuro se dividirão em dois reinos. E nunca mais se contaminarão com os seus ídolos, nem com as suas abominações, nem com as suas transgressões, e os livrarei de todas as suas habitações, em que pecaram, e os purificarei. Assim eles serão o meu povo, e eu serei o seu YHWH. E meu servo Davi/Dauid será rei sobre eles, e todos eles terão um só pastor; e andarão nos meus juízos e guardarão os meus estatutos, e os observarão.


E habitarão na terra que dei a meu servo Jacó, em que habitaram vossos pais; e habitarão nela, eles e seus filhos, e os filhos de seus filhos, para sempre, e Davi, meu servo, será seu príncipe eternamente.
E farei com eles uma aliança de paz; e será uma aliança perpétua. E os estabelecerei, e os multiplicarei, e porei o meu santuário no meio deles para sempre.
E o meu tabernáculo estará com eles, e eu serei o seu YHWH e eles serão o meu povo.
E os gentios saberão que eu sou o SENHOR que santifico a Israel, quando estiver o meu santuário no meio deles para sempre.”(Ezequiel/Yechezkel 37.16-28).



Isaías 7.10-16: “E continuou o YHWH (SENHOR) a falar com Acaz, dizendo: Pede para ti ao SENHOR teu YHWH um sinal; pede-o, ou em baixo nas profundezas, ou em cima nas alturas. Acaz, porém, disse: Não pedirei, nem tentarei ao SENHOR. Então ele disse: Ouvi agora, ó casa de Davi: Pouco vos é afadigardes os homens, senão que também afadigareis ao meu YHWH?

Portanto o mesmo SENHOR vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel.
Manteiga e mel comerá, quando ele souber rejeitar o mal e escolher o bem. Na verdade, antes que este menino saiba rejeitar o mal e escolher o bem, a terra, de que te enfadas, será desamparada dos seus dois reis.”(Yeshayahu/Isaías 7.10-16). Para aprendermos de Isaías 7.10-16, precisamos do contexto, que no caso são os versículos 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9 de Isaías 7, precisamos de levar em consideração o que está escrito em Isaías 7.1-9 para aprendermos de Isaías 7.10-16.

O texto de Yeshayahu (Isaías 7.1-9) "fala" sobre Israel(Efrayim) e Síria que se juntaram para pelejar contra Judá (Yahudah), mas o SENHOR usa o profeta Isaías para falar para o rei de Judá não temer o rei de Israel e para não temer o rei da Síria (Isaías 7.1-9), depois em Isaías (7.10-16), que é o texto que estamos estudando agora, amostra-nos que temos um pedido dizendo para Acaz (rei de Judá) pedir um sinal, mas Acaz disse que não pedirá nenhum sinal e não tentará ao SENHOR YHWH, mas mesmo assim o SENHOR deu um sinal para Acaz, este sinal está escrito nos seguintes versículos:

"Portanto o mesmo SENHOR vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel."(Isaías 7.14). Ou seja, mesmo Acaz não pedindo sinal nenhum, Acaz recebeu um sinal, e o sinal será uma virgem que dará à luz a um filho, e esse filho será chamado de Emanuel. Mas será que será uma virgem que dará à luz a um filho?

A VERDADEIRA TRADUÇÃO DE ISAÍAS 7.14

No hebraico, foi utilizada a expressão "HÁ’ALMAH", que significa "jovem mulher", então deveriam usar a expressão "jovem mulher" no lugar da expressão "virgem", portanto, a mulher do texto de Isaías 7.14 é uma mulher jovem, a palavra “virgem” foi acrescentada pelos tradutores (mas não de forma errônea- Mateus 1.22 e 23).

QUEM É O EMANUEL DE ISAÍAS 7.14?

Existem duas interpretações para o texto de Isaías 7.14, existem dois pontos de vista, vamos falar sobre eles.

Existe o ponto de vista mais aceito pela maioria das pessoas, o ponto de vista mais aceito é o que “todos” conhecem: O Emanuel prometido em Isaías (7.14) é o Emanuel de Mateus (1.22 e 23): “Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do SENHOR, pelo profeta, que diz; Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: YHWH conosco.”(Mateus 1.22 e 23). Nesse ponto de vista, o Emanuel de Isaías (7.14) é o Emanuel que nasceu em Mateus (1.22 e 23), se lermos o contexto, iremos notar que é o Filho de Deus (Yahushua). Segundo esse ponto de vista, o texto de Isaías 7 estava “falando” da aliança de Efrayim com a Síria e depois “fala” sobre o Emanuel de Isaías (7.14).

Agora vamos estudar o segundo ponto de vista. No segundo ponto de vista, o Emanuel de Isaías 7 não é o Filho do Homem (Yahushua), mas é Ezequias, segundo esse ponto de vista, de acordo com o contexto, é Ezequias, pois a Yahudah estava passando por uma situação difícil, então Ezequias nasceu para uma restauração, a palavra “Emanuel” é usada para Ezequias para dizer que nessa restauração YHWH esteve com eles, pois Emanuel significa “YHWH conosco”, pois Acaz fazia coisas horríveis, ele fazia até o seu filho passar pelo fogo, quando Ezequias veio, houve um avivamento religioso que YHWH esteve com Judá/YAHUDAH.

Então temos o método de interpretação QUE LIGA MATEUS (1.22 E 23) COM ISAÍAS (7.14) e temos o método de interpretação que só usa o capítulo 7 de Isaías COM O SEU CONTEXTO. Porém, podemos usar os dois métodos de interpretação para esse texto.

Isaías 7.17-25: “Porém o SENHOR fará vir sobre ti, e sobre o teu povo, e sobre a casa de teu pai, pelo rei da Assíria, dias tais, quais nunca vieram, desde o dia em que Efraim se separou de Judá. Porque há de acontecer que naquele dia assobiará o SENHOR às moscas, que há no extremo dos rios do Egito, e às abelhas que estão na terra da Assíria;E todas elas virão, e pousarão nos vales desertos e nas fendas das rochas, e em todos os espinheiros e em todos os arbustos. Naquele mesmo dia rapará o SENHOR com uma navalha alugada, que está além do rio, isto é, com o rei da Assíria, a cabeça e os cabelos dos pés; e até a barba totalmente tirará.

E sucederá naquele dia que um homem criará uma novilha e duas ovelhas. E acontecerá que por causa da abundância do leite que elas hão de dar, comerá manteiga; e manteiga e mel comerá todo aquele que restar no meio da terra. Sucederá também naquele dia que todo o lugar, em que houver mil vides, do valor de mil siclos de prata, será para as sarças e para os espinheiros. Com arco e flecha se entrará ali, porque toda a terra será sarças e espinheiros. E quanto a todos os montes, que costumavam cavar com enxadas, para ali não irás por causa do temor das sarças e dos espinheiros; porém servirão para se mandarem para lá os bois e para serem pisados pelas ovelhas. ”(Yeshayahu/Isaías 7.17-25).

Isaías 8: “Disse-me também o SENHOR: Toma um grande rolo, e escreve nele com caneta de homem: Apressando-se ao despojo, apressurou-se à presa. Então tomei comigo fiéis testemunhas, a Urias sacerdote, e a Zacarias, filho de Jeberequias,

E fui ter com a profetisa, e ela concebeu, e deu à luz um filho; e o SENHOR me disse: Põe-lhe o nome de Maer-Salal-Has-Baz.
Porque antes que o menino saiba dizer meu pai, ou minha mãe, se levarão as riquezas de Damasco, e os despojos de Samaria, diante do rei da Assíria. E continuou o SENHOR a falar ainda comigo, dizendo:

Porquanto este povo desprezou as águas de Siloé que correm brandamente, e alegrou-se com Rezim e com o filho de Remalias,
Portanto eis que o SENHOR fará subir sobre eles as águas do rio, fortes e impetuosas, isto é, o rei da Assíria, com toda a sua glória; e subirá sobre todos os seus leitos, e transbordará por todas as suas ribanceiras. E passará a Judá, inundando-o, e irá passando por ele e chegará até ao pescoço; e a extensão de suas asas encherá a largura da tua terra, ó Emanuel.”(Yeshayahu/Isaías 8.1-8)
O texto de Isaías 8.1-8 nos revela que o SENHOR falou para o profeta Isaías pegar uma ardósia e escrever “Rápido-Despojo-Presa-Segura” nela: “Disse-me também o SENHOR: Toma um grande rolo, e escreve nele com caneta de homem: Apressando-se ao despojo, apressurou-se à presa.”(Isaías 8.1). Claro que não é isso o que aparece nessa tradução, mas na Revista e Atualizada temos o seguinte texto:

“Disse-me também o YHWH (SENHOR): Toma uma ardósia grande e escreve nela de maneira inteligível: Rápido-Despojo-Presa-Segura.” (Isaías 8.1). Em seguida, o profeta Isaías foi ter com a profetisa e ela deu à luz a um filho, e, o YHWH (SENHOR), falou para por o nome de Rápido-Despojo-Presa-Segura no filho, pois antes do filho aprender a dizer meu pai ou minha mãe, serão levadas as riquezas de Damasco e os despojos de Samaria. O texto estava fazendo referência à invasão dos assírios, estava falando que os assírios iriam invadir as dez tribos de Israel (Isaías 8.2-4). As dez tribos (Israel) se separaram de Judá para confiarem na Síria (leiam Isaías 7) . No texto de Isaías 8.8, vemos que o SENHOR também pronuncia um castigo contra Judá, pois Judá também foi invadida pelos assírios. Também temos a expressão “ó Emanuel”, que traduzida significa “Deus conosco”, se lermos o versículo onde se encontra essa expressão (versículo 8), iremos notar que ele faz referência a terra onde o Messsias ( ou Mashiach) nasceu.

Isaías 8.9-12: “Ajuntai-vos, ó povos, e sereis quebrantados; dai ouvidos, todos os que sois de terras longínquas; cingi-vos e sereis feitos em pedaços, cingi-vos e sereis feitos em pedaços.Tomai juntamente conselho, e ele será frustrado; dizei uma palavra, e ela não subsistirá, porque Deus é conosco. Porque assim o Senhor me disse com mão forte, e me ensinou que não andasse pelo caminho deste povo, dizendo: Não chameis conjuração, a tudo quanto este povo chama conjuração; e não temais o que ele teme, nem tampouco vos assombreis.

Ao Senhor dos Exércitos, a ele santificai; e seja ele o vosso temor e seja ele o vosso assombro. Então ele vos será por santuário; mas servirá de pedra de tropeço, e rocha de escândalo, às duas casas de Israel; por armadilha e laço aos moradores de Jerusalém.
E muitos entre eles tropeçarão, e cairão, e serão quebrantados, e enlaçados, e presos. Liga o testemunho, sela a lei entre os meus discípulos. E esperarei ao Senhor, que esconde o seu rosto da casa de Jacó, e a ele aguardarei. Eis-me aqui, com os filhos que me deu o Senhor, por sinais e por maravilhas em Israel, da parte do Senhor dos Exércitos, que habita no monte de Sião. Quando, pois, vos disserem:
Consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram: Porventura não consultará o povo a seu Deus? A favor dos vivos consultar-se-á aos mortos?

À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles. E passarão pela terra duramente oprimidos e famintos; e será que, tendo fome, e enfurecendo-se, então amaldiçoarão ao seu rei e ao seu Deus, olhando para cima.
E, olhando para a terra, eis que haverá angústia e escuridão, e sombras de ansiedade, e serão empurrados para as trevas. “(Yeshayahu/Isaías 8.9-22)

O texto nos revela que o YHWH (SENHOR) fala para o povo de Israel não andar em caminhos errados, e sim em caminhos que Ele ensinou. O texto de Isaías 8.14 diz que o SENHOR será santuário para as duas casas de Israel, mas também será pedra de tropeço. Irei pôr o texto e irei comentar sobre ele:

“Então, ele vos será santuário, mas servirá de pedra de tropeço e de rocha de escândalo às duas casas de Israel; de laço e rede, aos moradores de Jerusalém.” (Isaías 8.14). O texto nos revela que o SENHOR será como santuário para ambas as casas de Israel, porém, a palavra “ele” se refere ao Pai ou ao Messias? Se refere ao Messias, que servirá de santuário para ambas as casas de Israel, pois ele é “um lugar de refúgio e adoração”. Ele será adorado por ambas as casas de Israel no milênio. A palavra usada para santuário é mikdash. O Messias (Mashiach/ O Ungido) também pode ser pedra de tropeço, rocha de escândalo e armadilha e laço para aqueles que se rebelam contra ele (Leiam Lucas 20.17; Romanos 9.33). O SENHOR fala da falsa dependência do povo e fala as consequências das falsas dependência do povo de Israel.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

?????

Redes Sociail

..