xmlns:b='http://www.google.com/2005/gml/b'xmlns:data='http://www.google.com/2005/gml/data' xmlns:expr='http://www.google.com/2005/gml/expr'> Vida Cristã: Israel, o povo eleito pelo Eterno, Parte 4- O Ajuntamento dos israelitas

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Israel, o povo eleito pelo Eterno, Parte 4- O Ajuntamento dos israelitas






















    Israel, o povo eleito pelo Eterno, Parte 4- O Ajuntamento dos israelitas



    Neste estudo eu fiz um texto comentando sobre o povo de Israel que está espalhado por entre as nações praticando o mal, mas que o YHWH (SENHOR) o chamará. Leiamos alguns versículos:


"E os de Efraim serão como um poderoso, e o seu coração se alegrará como pelo vinho; e seus filhos o verão, e se alegrarão; o seu coração se regozijará no Senhor. Eu lhes assobiarei, e os ajuntarei, porque eu os tenho remido; e multiplicar-se-ão como antes se tinham multiplicado.Ainda que os espalhei por entre os povos, eles se lembrarão de mim em lugares remotos; e viverão com seus filhos, e voltarão." (Zacarias 10.7-9)

Lendo esse versículo, notaremos que os efrayimitas ( pessoas da tribo de Efrayim ) estão espalhados entre as nações, veremos que Efrayim se alegrará no Eterno, e YHWH (SENHOR"assobiará" e ajuntará os Efrayimitas, pois vemos que os Efrayimitas estão espalhados por entre as nações, praticando coisas que não agradam o  YHWH (SENHORpovo que será ajuntado de modo que Efrayim (Tribo do Norte/ 10 Tribos) e Judá (Tribo do Sul) não sejam mais inimigos, e sejam as 12 Tribos de Israel como eram antes, um povo nas mãos do SENHOR. Leiamos alguns textos.


"Veio sobre mim a mão do SENHOR, e ele me fez sair no Espírito do SENHOR, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos. E me fez passar em volta deles; e eis que eram mui numerosos sobre a face do vale, e eis que estavam sequíssimos.
E me disse: Filho do homem, porventura viverão estes ossos? E eu disse: Senhor DEUS, tu o sabes. Então me disse: Profetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor. Assim diz o Senhor DEUS a estes ossos: Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis. E porei nervos sobre vós e farei crescer carne sobre vós, e sobre vós estenderei pele, e porei em vós o espírito, e vivereis, e sabereis que eu sou o Senhor. Então profetizei como se me deu ordem. E houve um ruído, enquanto eu profetizava; e eis que se fez um rebuliço, e os ossos se achegaram, cada osso ao seu osso. E olhei, e eis que vieram nervos sobre eles, e cresceu a carne, e estendeu-se a pele sobre eles por cima; mas não havia neles espírito. E ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize ao espírito: Assim diz o Senhor DEUS: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam. E profetizei como ele me deu ordem; então o espírito entrou neles, e viveram, e se puseram em pé, um exército grande em extremo." (Ezequiel 37.1-14).


    Lendo os 14 primeiros versículos de Ezequiel 37, veremos que os desterrados de Efrayim e Judá serão ajuntados, mas para isso, precisa-se do Espírito/Ruach do Eterno, algo que irá acontecer no milênio, quando o Messias voltar, leiamos textos sobre o milênio: “E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Yahushua, e pela palavra de YHWH, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Mashiach durante mil anos. Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição. Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de YHWH e do Mashiach, e reinarão com ele mil anos.


E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão,”(Apocalipse 20.4-7). O versículo de Apocalipse(20.4-7) fala que haverá o reinado do Messias/Mashiach que durará 1000 anos, ele  tomará para si os santos que não foram para o lago de fogo, para eles reinarem com ele por 1000 anos, os que não tem parte na 2ª morte(morte espiritual/os que não são salvos), então os salvos irão reinar com o Filho do Homem por 1000 anos, o resto irá ficará  no lago de fogo por estes 1000 anos, com satanás, O Filho do Homem tomará para si sacerdotes, este é o resumo do milênio.

“O cetro não se arredará de Judá, nem o legislador dentre seus pés, até que venha Siló; e a ele se congregarão os povos.”(Gênesis 49.10).Se analisarmos o texto de Gênesis (Bereshit 49.10), iremos notar que o cetro não se arredará de Judá/Yahudah, fala que os povos obedecerão a YHWH, então está se referindo à um reinado de paz que as nações obedecerão a , como em Apocalipse (20.4-7) que fala de um reinado de paz, pois O Filho do Homem estará na terra e satanás preso, então há uma boa possibilidade deste texto falar sobre o reinado de 1000 anos, o milênio, o reinado da Raiz de Jessé. Vamos ler outro texto para aprendermos mais sobre o milênio:


“Vinde então, e argüi-me, diz o Yhwh: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã.”(Yeshayahu/Isaías 1.18). O versículo de Isaías(1.18) tem mais de uma interpretação, uma delas é que YHWH irá purificar as imundícias de seu povo no milênio, o reinado de paz. O  YHWH  fala em Yeshayahu(Isaías 1.25) que ele purificará o seu povo e tirará dele todos os metais impuros, em Isaías(1.25) fala de purificação, que pode ser quando o  YHWH (SENHOR) começar o seu reinado. Leiamos o texto:


E voltarei contra ti a minha mão, e purificarei inteiramente as tuas escórias; e tirar-te-ei toda a impureza” 
(Yeshayahu/Isaías 1.25). Vamos ler outro versículo que explique bem o reinado do Mashiach/Messias: “E te restituirei os teus juízes, como foram dantes; e os teus conselheiros, como antigamente; e então te chamarão cidade de justiça, cidade fiel.”(Isaías 1.26). Provavelmente o versículo de Isaías(1.26) fala sobre o milênio, quando o SENHOR restituir os juízes de seu povo, não haverá só sacerdotes, mas também haverá juízes no milênio, também haverá conselheiros e fala que chamarão Jerusalém de cidade fiel e cidade de justiça(Isaías 1.26). Então o milênio será um reinado que haverá muita paz, os santos irão reinar com O Filho do Homem, Ele tomará para si sacerdotes, haverá juízes e conselheiros, YHWH purificará as imundícias de Yahushalayim/Jerusalém, chamarão Jerusalém de “cidade de justiça” e “cidade fiel”, será um reinado de paz, o cetro não se arredará de Judá/Yahudah, nem o bastão de seus pés, o povo obedecerá a YHWH (Apocalipse 20.4-4; Gênesis 49.10; Isaías 1.18, 25-26).


“Sião será remida com juízo, e os que voltam para ela com justiça. Mas os transgressores e os pecadores serão juntamente destruídos; e os que deixarem o SENHOR serão consumidos. Porque vos envergonhareis pelos carvalhos que cobiçastes, e sereis confundidos pelos jardins que escolhestes. Porque sereis como o carvalho, ao qual caem as folhas, e como o jardim que não tem água.
E o forte se tornará em estopa, e a sua obra em faísca; e ambos arderão juntamente, e não haverá quem os apague.”(Isaías 1.27-31).


Se analisarmos o texto de Isaías(1.27-31), iremos notar que o nosso Ul irá voltar e julgar as pessoas, sendo que os ímpios irão para o fogo(que no texto é “faísca”) e os justos, os salvos que ficarão em Sião(Tzion) serão remidos com justiça, diferentemente dos pecadores que serão destruídos, serão consumidos, o YHWH caracteriza fazendo comparações, ele fala que os ímpios que não serão salvos serão como o carvalho que ao qual caem as folhas, o SENHOR compara o ímpio ao jardim que não tem água (Yeshayahu/Isaías 1.27-31). O versículo de Isaías(1.27-31) fala do juízo do SENHOR, ele julgará, fala do mesmo juízo que ele exercerá no Armagedom, provavelmente se refere ao juízo do armagedom de Apocalipse(19), vamos ler alguns versículos deste capítulo:

“Vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. O seu cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro e julga e peleja com justiça. Os seus olhos  são chama de fogo; na sua cabeça, há muitos diademas; tem um nome escrito que ninguém conhece, senão ele mesmo. Está vestido com um manto tinto de sangue, e o seu nome se chama o Verbo de YHWH; E seguiam-no os exércitos que há no céu, montado cavalos brancos, com vestiduras de linho finíssimo, branco e puro. Sai da sua boca uma espada afiada, para com ela ferir as nações; e ele mesmo as regerá com cetro de ferro e, pessoalmente, pisa o lagar do vinho do furor da ira do YHWH Todo-Poderoso.


Tem no seu manto e na sua coxa um nome inscrito: REIS DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES.
Então, vi um anjo posto em pé no sol, e clamou com grande voz, falando a todas as aves que voam pelo meio do céu: Vinde, reuni-vos para a grande ceia de YHWH, Para que comais carnes de reis, carnes de comandantes, carnes de poderosos, carnes de cavalos e seus cavaleiros, carnes de todos, quer livres, quer escravos, tanto pequenos como grandes. E vi a besta e os reis da terra, com os seus exércitos, congregados para pelejarem contra aquele que estava montado no cavalo e contra o seu exército. Mas a besta foi aprisionada, e com ela o falso profeta que, com os sinais feitos diante dela, seduziu aqueles que receberam a marca da besta e eram os adoradores de sua imagem. Os dois foram lançados vivos dentro do lago de fogo que arde com enxofre. Os restantes forma mortos com a espada que saía da boca daquele que estava montado no cavalo. E todas as aves se fartaram das suas carnes.”(Apocalipse 19.11-21).


Eu botei este texto, pois precisamos saber dele para prosseguirmos e aprendermos sobre o milênio. Primeiramente vamos falar sobre quem era o cavaleiro montado no cavalo branco, para isso vamos pôr os versículos que caracterizem ele: “Vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. O seu cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro e julga e peleja com justiça. Os seus olhos  são chama de fogo; na sua cabeça, há muitos diademas; tem um nome escrito que ninguém conhece, senão ele mesmo. Está vestido com um manto tinto de sangue, e o seu nome se chama o Verbo de YHWH;Apocalipse 19.11-13). Então o cavaleiro de Apocalipse(19.11-19) se chama o Verbo de YHWH, quem é o Verbo de YHWH? É o Filho do Homem, então o cavaleiro é O Filho do Homem. O texto fala que o cavaleiro que montava no cavalo branco(O Filho do Homem/O Ungido) irá reger as nações com cetro de ferro, ou seja, depois que acabar o juízo do Armagedom, O Filho do Homem regerá as nações com cetro de ferro(assim como nos diz Gênesis 49.10), então O Filho do Homem regerá as nações depois do Armagedom, mas o que vem depois do Armagedom?

Se lermos Apocalipse(20.1-6), iremos notar que fala que depois do juízo do Armagedom o um anjo prenderá Satanás durante mil anos  e que durante estes mil anos, as pessoas salvas irão reinar com O Filho do Homem no milênio, ou seja, depois do juízo do Armagedom haverá o Milênio(muito provavelmente). Vamos ler o texto de Apocalipse(20.4-7):


“E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Yahushua (Jesus), e pela palavra de YHWH, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Mashiach durante mil anos. Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição. Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de YHWH e do Mashiach, e reinarão com ele mil anos. E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão,”(Apocalipse 20.4-7). Então O Filho do Homem regerá as nações com cetro de ferro(Gênesis 49.10; Apocalipse 19.11-20.6). Para aprendermos mais sobre o milênio vamos ler outros versículos e vamos analisarmos estes versículos.
    A FUTURA GLÓRIA ESPIRITUAL DE ISRAEL E DE JUDÁ NO MILÊNIO: 

Para falarmos sobre a futura glória espiritual de Israel e de Judá (Efrayim e Yahudah), vamos ler o texto de Yeshayahu (Isaías 2.1-5):

“Palavra que, em visão, veio a Isaías, filho de Amóz, a respeito de Judá e Jerusalém. Nos últimos dias, acontecerá que o monte da Casa do YHWH (SENHOR) será estabelecido no cimo dos montes e se elevará sobre os outeiros, e para ele afluirão todos os povos.
Irão muitas nações e dirão: Vinde, e subamos ao monte do SENHOR e à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos pelas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e a palavra do SENHOR, de Jerusalém. Ele julgará entre os povos e corrigirá muitas nações; estas converterão as suas espadas em relhas de arados e suas lanças, em podadeiras; uma nação não levantará a espada contra outra nação, nem aprenderão mais  a guerra. Vinde, ó casa de Jacó, e andemos na luz do SENHOR.”(Isaías 2.1-5)



Vamos analisar os versículos que eu coloquei. Se analisarmos, iremos notar que o versículo fala de um tempo que haverá muita paz, esta palavra que veio a Yeshayahu (Isaías) veio a respeito de Judá e Jerusalém, então o que está escrito em Isaías 2.1-5 é sobre (Judá) Yahudah e (Jerusalém) Yahushalayim, estas coisas acontecerão nos últimos dias (Isaías 2.2), normalmente, a expressão “últimos dias” pode se referir à Tribulação de Apocalipse, pode se referir ao milênio e pode se referir ao Estado eterno, em Isaías 2, fala que estes últimos dias são dias de paz, então não pode ser na tribulação(muito provavelmente), pode ser no milênio ou no estado eterno (Novos céus e Nova terra), mas provavelmente se refere ao milênio(o reinado de 1000 anos do Mashiach), para sabermos se algo está ou não acontecendo no milênio só será possível mais tarde, precisamos de estudar mais sobre o livro de Isaías(Yeshayahu)... Mas enfim! Provavelmente isto acontecerá no milênio, um reinado de muita paz, isto será nos últimos dias, quando eu falou que “isto acontecerá no milênio” eu quero falar que: “os fatos de Isaías/Yeshayahu 2.1-5 acontecerão no reinado milenar do Mashiach”. Vamos falar mais sobre isto.

O texto de Isaías (2.1-5)
fala que o povo de Judá e Jerusalém irão aprender a Lei do YHWH (a palavra Lei no hebraico é “Torah”, portanto, se refere à Lei de Moisés) junto com os povos, a Lei estará em Sião(Tzion), de Sião(Tzion) sairá a lei/instrução/Torah e de Jerusalém(Yahushalayim) sairá a palavra. Os povos irão subir no monte da casa do SENHOR, que é o monte que será elevado sobre os outeiros e sobre os montes comuns, as pessoas irão aprender a lei do SENHOR, a guerra cessará, o SENHOR corrigirá muitos povos(Yeshayahu/Isaías 2.1-5). 

Vejam um versículo que prove que não haverá guerras nestes últimos dias: “E ele julgará entre as nações, e repreenderá a muitos povos; e estes converterão as suas espadas em enxadões e as suas lanças em foices; uma nação não levantará espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerrear.”(Yeshayahu/Isaías 2.4). O  YHWH convida a casa de Jacó a andar na sua luz: “Vinde, ó casa de Jacó, e andemos na luzdo YHWH (SENHOR).”(Yeshayahu/Isaías 2.5). O texto de Isaías (2.1-5) é parecido com o texto de Malaquias (4.1-3):


“Mas nos últimos dias acontecerá que o monte da casa do SENHOR será estabelecido no cume dos montes, e se elevará sobre os outeiros, e a ele afluirão os povos. E irão muitas nações, e dirão: Vinde, e subamos ao monte do Senhor, e à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos pelas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra do YHWH (Senhor)
E julgará entre muitos povos, e castigará nações poderosas e longínquas, e converterão as suas espadas em pás, e as suas lanças em foices; uma nação não levantará a espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra.”(Malaquias 4.1-3).

Como vemos, no milênio acontecerá o ajuntamento, e nesse ajuntamento Efrayim, Judá e nós, seremos um povo na mão do SENHOR: " E ser-me-eis por povo, e eu vos serei por Deus." (Jeremias 30.22). Leiamos outros versículos sobre o ajuntamento: "E há de ser que naquele dia o Senhor tornará a pôr a sua mão para adquirir outra vez o remanescente do seu povo, que for deixado, da Assíria, e do Egito, e de Patros, e da Etiópia, e de Elã, e de Sinar, e de Hamate, e das ilhas do mar. E levantará um estandarte entre as nações, e ajuntará os desterrados de Israel, e os dispersos de Judá congregará desde os quatro confins da terra. E afastar-se-á a inveja de Efraim, e os adversários de Judá serão desarraigados; Efraim não invejará a Judá, e Judá não oprimirá a Efraim." (Isaías 11.11-13)


"Palavra do  YHWH (SENHOR), que foi dirigida a Oséias, filho de Beeri, nos dias de Uzias, Jotão, Acaz, Ezequias, reis de Judá, e nos dias de Jeroboão, filho de Joás, rei de Israel. O princípio da palavra do Senhor por meio de Oséias. Disse, pois, o Senhor a Oséias: Vai, toma uma mulher de prostituições, e filhos de prostituição; porque a terra certamente se prostitui, desviando-se do Senhor. Foi, pois, e tomou a Gômer, filha de Diblaim, e ela concebeu, e lhe deu um filho. E disse-lhe o Senhor: Põe-lhe o nome de Jizreel; porque daqui a pouco visitarei o sangue de Jizreel sobre a casa de Jeú, e farei cessar o reino da casa de Israel.


E naquele dia quebrarei o arco de Israel no vale de Jizreel. E tornou ela a conceber, e deu à luz uma filha. E Deus disse: Põe-lhe o nome de Lo-Ruama; porque eu não tornarei mais a compadecer-me da casa de Israel, mas tudo lhe tirarei. Mas da casa de Judá me compadecerei, e os salvarei pelo Senhor seu Deus, pois não os salvarei pelo arco, nem pela espada, nem pela guerra, nem pelos cavalos, nem pelos cavaleiros. E, depois de haver desmamado a Lo-Ruama, concebeu e deu à luz um filho.


E Deus disse: Põe-lhe o nome de Lo-Ami; porque vós não sois meu povo, nem eu serei vosso Deus. Todavia o número dos filhos de Israel será como a areia do mar, que não pode medir-se nem contar-se; e acontecerá que no lugar onde se lhes dizia: Vós não sois meu povo, se lhes dirá: Vós sois filhos do Deus vivo. E os filhos de Judá e os filhos de Israel juntos se congregarão, e constituirão sobre si uma só cabeça, e subirão da terra; porque grande será o dia de Jizreel." (Oséias 1.1-11)


    CONCLUSÃO:

Se lermos a parábola do filho pródigo, veremos que podemos interpretá-la como Efrayim (as 10 Tribos de Israel) se espalhando por entre as nações, mas depois se voltará ao SENHOR, o Pai (Deus) receberá seu filho (Yisrael/10 tribos/ Efrayim), mas Judá ficará com inveja, mas, posteriormente, não haverá mais inveja entre Efrayim e Judá(Isaías 11.11-13), ou seja, o filho pródigo se refere as 10 Tribos de Israel (Efrayim) que está espalhada pelas nações, que o SENHOR ajuntará. Não só a parábola do filho pródigo explica isso como também os outros versículos que lemos.


fonte: Por Efrayim Ben Tzion biblia simples

Nenhum comentário:

Postar um comentário

?????

Redes Sociail

..