xmlns:b='http://www.google.com/2005/gml/b'xmlns:data='http://www.google.com/2005/gml/data' xmlns:expr='http://www.google.com/2005/gml/expr'> Vida Cristã: O Que é Fé

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

O Que é Fé







O Que é Fé


Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. Hebreus 11.6

Temos fé em Deus? Se tenho fé, como às vezes penso que não tenho fé? Por que às vezes me dizem que não tenho fé? Mas, se tenho fé por que não consigo dizer à este monte mova-te daqui para lá? Então, a fé deve ter uma dimensão! Qual é então o tamanho da minha fé? O que é ter fé? Como por a fé em ação? Quais são os resultados desta?
O objetivo desta mensagem é que compreendamos de modo simples o que é a fé! Sem mitos, complicações ou explicações sem definição clara.

A)-O que é fé e o que não é fé? (Hb 11.6)

  • Fé é acreditar na existência de Deus; não ter dúvida da sua existência.
  • Fé é acreditar na Palavra de Deus (II Tm 3.16); Paulo disse que toda a Escritura é inspirada por Deus. Não há falhas na Bíblia. Nós que precisamos entendê-la melhor e corretamente.
  • Fé é acreditar no que Deus fala especificamente para nós do modo como conseguimos compreende-lo (promessas bíblicas, orientação pastoral, revelação específica diretamente a nós / Hb 11.8); Abraão creu na palavra específica dada a ele e reconstruiu toda sua vida sobre esta direção.
  • A fé inclui o elemento racional (II Pe 1.16 / ele não criou fábulas, mas foi testemunha ocular): Pedro falou do que pode testificar como verdadeiro.
  • A fé inclui o elemento investigativo (Lc 1.3 / At 17.11): pelo fato de não ter sido uma testemunha ocular de Jesus, Lucas, antes ensinar qualquer coisa, procurou fazer uma investigação precisa sobre os eventos de Cristo e realizar o registro de tudo para não haverem enganos. Os crentes de Beréia examinavam as escrituras para ver se de fato as profecias falavam acerca de Cristo, para assim lançar sobre esta Palavra a sua fé!
  • Paulo quando afirma a ressurreição ele toma por base o testemunho ocular de Pedro, dos discípulos e por fim, o seu próprio testemunho de ter visto Jesus ressuscitado (I Co 15.3-8). Ele está dizendo que crê na ressurreição por que houve muitas testemunhas oculares e porque ele também viu.
  • A fé não é uma confiança cega, mas dar crédito a alguém que é real, que se revela a nós e que nunca falha!
  • Para compreendermos o que não é fé, precisamos diferenciar fé de esperança (ICo 13.13 / fé, esperança e amor); Existem dois tipos de esperança totalmente distintas.
  • A primeira é um estado emocional de desejo, em nosso coração, a respeito do que gostaríamos que acontecesse no futuro, mas não estamos certos de que isso acontecerá.
  • A segunda é a esperança de coisas que Deus já prometeu que irá cumprir (Rm 5.5). Esta esperança é designada “âncora da alma” (Hb 6.19).
  • Uma âncora é o que dá a um navio a proteção contra flutuar sem rumo no mar. As promessas de Deus, quanto o amanhã, são a âncora para os crentes, hoje.
  • Desta forma, a fé é a certeza das coisas que esperamos (Hb 11.1). Não estamos vendo, mas cremos que acontecerá por causa daquele que prometeu.
  • Por outro lado, não há como crer se Ele não prometer. Deus precisa falar para crermos no que Ele diz. Crer no que desejamos e no que Deus não prometeu, é crer na esperança (desejo, fantasia), e não em Deus.
  • A Bíblia nunca afirma que devemos dar um salto no escuro. Na verdade, a exortação bíblica é que saiamos das trevas para a luz (Jo 3.19). A fé não é cega, sem sentido, sem razão, arbitrária, excêntrica ou uma mera expressão do desejo humano. Se fosse assim o autor de Hebreus diria que a fé é a certeza do que eu quero que aconteça.
  • A ideia é essa: eu não sei o que acontecerá amanhã, mas Deus sabe. Portanto, se Deus promete que irá fazer algo amanhã, não sei de que modo acontecerá, mas certamente Deus fará acontecer, pois Ele tem uma reputação infalível; Ele existe, diz a verdade, nunca mente e não falha!
Fé 01

B)-Eu tenho fé? (Hb 11.8)

  • Todo aquele que crê em Deus procura agradá-lo; dá a Deus sua vida inteira. Sem fé não há motivação no coração humano para viver de uma maneira que honra a Deus.
  • Isso acontece porque ninguém se importa em honrar uma pessoa na qual ele não crê que exista o que seja digna de honra.
  • Portanto, posso saber se tenho fé ou não por meio da força que empregamos para viver de uma maneira que agrade a Deus.
  • Se dissermos que cremos em Deus, mas não empregamos força para viver de uma maneira que o agrade, então, na prática, somos ateus.
  • Podemos analisar se temos fé ou não por meio de como investimos nossos recursos e nosso tempo; Como disse Jesus; Onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração (Lc 12.34). Investimos tempo e dinheiro no Reino de Deus ou em nosso próprio reino apenas?
  • Podemos analisar se temos fé pelos assuntos que predominam nos nossos pensamentos e nossas conversas diárias (Mt 12.34 / boca fala do coração);
  • Podemos reconhecer que temos fé quando Deus ocupa o primeiro lugar em nossas vidas (Mt 6.33): meus projetos e opções vão subtrair meu tempo com Deus? Construo minha vida ao redor da vontade de Deus?
  • Ou planejo e realizo todas as coisas e depois dedico o que sobra do meu tempo e dos meus recursos para Deus?
  • Na verdade, esta análise é clara e simples; nós que não gostamos de olhar no espelho e confrontar a situação.
  • Porém, melhor é o incômodo momentâneo da confrontação com salvação, do que um prazer momentâneo e a eternidade para chorar e ranger os dentes!
  • Lembre-se: O pecado não trás felicidade; trás um rápido prazer para carne. Porém a vida de fé proporciona felicidade e sensação de bem estar prolongados!
  • Agora você consegue ver pelo diagnóstico da sua vida se tem fé ou não?

C)-Qual a origem da fé? (Hb 12.2 / Jesus é o Autor)

  • Precisamos analisar a ordem cronológica da salvação (ordo salutis);
  • Na opinião popular, precisamos ter fé para nascer de novo, ou seja, a fé vem antes do novo nascimento (regeneração). Essa ideia implica que, em nossa condição caída (afastados de Deus), podemos sozinhos gerar a fé em Deus para salvação. Esse não é o ensinamento bíblico!
  • A Bíblia diz que primeiro vem a eleição de Deus (Ele nos escolheu / Jo 15.16) (Ele nos deu vida quando estávamos mortos no pecado / Ef 2.1).
  • Segundo vem o Novo Nascimento por meio do Espírito Santo vindo habitar em nós (Foi o que Jesus falou a Nicodemos / Jo 3.3-5);
  • Terceiro, o Espírito Santo nos capacita a crer em Deus, na Palavra de Deus e no que Deus nos diz, nos convence do pecado, da justiça e do juízo (passamos a ter fé), e nos arrependemos (Jo 16.7-8 e 13);
  • Quarto, a fé com o arrependimento produz a justificação (Rm 5.1); nos apropriamos da justiça de Jesus na cruz e somos purificados pelo seu sangue para entrar na presença de Deus. Também conseguimos entender e obedecer a Sua vontade (soberana, moral e revelada). Desta forma permanecemos em comunhão com Deus.
  • Desta forma compreendemos que a fé é um presente de Deus. O Senhor primeiramente nos dá e começamos a colocar em prática pelos primeiros passos de obediência. Ela é um talento, um dom, um presente. Precisamos usá-la, colocá-la em prática.
  • A obediência aperfeiçoa a fé que por sua vez viabiliza mais boas obras. É uma dinâmica sinergética (Tg 2.21-22).
  • Deus mesmo direciona nossa fé para aquilo que Ele quer que realizemos. Abraão viveu peregrino, Noé construiu a Arca, Moisés recusou ser chamado filho da filha de faraó, os profetas pregaram sob risco de morte, os mártires se entregaram em sacrifício, os guerreiros tiraram forças da fraqueza, a assim por diante.
  • A fé vem de Deus para obedecermos a vontade de Deus no propósito que Ele tem para cada um de nós!
IMG_3590

D)-Como posso cultivar a fé? (I Ts 1.3 / vossa fé tem crescido muito)

  • O começo da fé depende da graça sobrenatural de Deus, e o fortalecimento dessa fé depende da graça santificadora de Deus. É o que chamamos de meios da graça.
  • Por meio da Palavra de Deus (Rm 10.17 / a fé vem pelo ouvir):
    • Quanto mais me exponho à Palavra de Deus, maior será minha fé.
    • De igual modo, se eu sou negligente em ler as Escrituras, eu abro a minha mente para que seja tomada por ideias procedentes do mundo secular e isso enfraquece o ardor da minha fé.
    • À medida que leio as Escrituras digo: isso é verdade e minha alma é encorajada.
    • É por essa razão que não podemos negligenciar as reuniões na igreja (Hb 10.24-25). Precisamos nos alimentar da Palavra de Deus.
  • Por meio dos sacramentos:
    • O Batismo confirma a ordenança bíblica e fortalece nossa fé por meio da obediência a vontade de Cristo (Mc 16.16 / fazei discípulos, batizando-os).
    • A participação na Ceia do Senhor reforça a necessidade de santidade para manutenção da comunhão com Cristo, consistindo em um momento de reflexão, arrependimento, contrição, gratidão e por fim, fortalecimento da vida com Deus (I Co 11.28-29 / examine a si mesmo).
  • Por meio da oração (Jr 29.12-13 / buscar-me-eis e me achareis).
    • A oração é um meio dado por Deus para gastarmos tempo com ele, louvá-lo, agradecer-lhe e apresentar-lhe nossas petições.
    • Quando saímos deste período de oração percebemos sua providência em nossa vida e o vemos respondendo à nossas orações.
    • Consequentemente, o consolo, sua presença tangível (capaz de ser sentida) e respostas, fortalecem a nossa fé.
  • Na medida em que nos empenhamos nestes meios da graça, nossa fé se renova, revigora e cresce. O oposto também é verdadeiro.
  • Muitas pessoas pensam que estes elementos são dispensáveis. Contudo, o nosso nível de esforço nestas áreas também consiste em um meio para identificar a qualidade de fé que estamos vivendo.
  • Precisamos nos esforçar no cultivo da nossa fé! Lembre-se; as pessoas mais próximas de Deus sempre foram as mais felizes, usadas e beneficiadas!
Fé 02

CONCLUSÃO

Como ponho a fé em ação?
  • Obediência é fé na prática: viver em submissão ao que Deus ordena é a essência da fé.
  • Quanto mais fé, mais somos cheios do amor de Deus;
  • Quanto mais entendemos a grandeza de Deus, mais humildes e dependentes nos tornamos;
  • Se arrependermos e confessarmos, Ele perdoará todos os nossos pecados (I Jo 1.9);
  • Ele nos diz que nos daria o espírito de coragem, de amor e de moderação para que pudéssemos vencer toda forma de medo e covardia (II Tm 1.7);
  • Quanto mais fé, mais aprendemos a descansar em suas promessas
    • Ele suprirá todas as nossas necessidades (Fp 4.19);
    • Deus promete proteção do mal e do perigo (Sl 91.10-11);
    • Deus não nos deixará ser tentados além do nosso limite (I Co 10.13);
    • Deus não nos negará o que é bom para nós (Sl 84.11);
    • Ele nos prometeu o dom do Espírito Santo (Lc 11.13);
    • Ele nos promete sabedoria (Tg 1.5);
    • Ele nos promete paz a despeito das lutas (Is 26.3);
    • Ele promete que voltará para nos buscar (Jo 14.2-3);
    • Ele promete que porá fim à morte física, à tristeza e à dor (Ap 21.4);
    • Ele promete que ninguém ficará impune das maldades praticadas que não foram perdoadas. Ele julgará o ímpio (Ec 3.17);
  • Mas Ele nos promete a seus filhos a Vida Eterna (I Jo 2.25).
  • A fé nos fortalece para passarmos pelas dores da vida. Ao atravessarmos as dificuldades nos tornamos mais maduros, pacientes e misericordiosos;
  • Por fim, o que é ter fé? Não é nos tornarmos super-crentes, capazes de realizar todos os desejos humanos e solucionar todos os problemas dos que sofrem.
  • Ter fé é sermos maduros e fortes o suficiente para dizermos como Paulo:

“Sei passar necessidade e sei também ter muito; tenho experiência diante de qualquer circunstância, tanto na fartura como de fome; assim na abundância como na escassez; tudo posso naquele que me fortalece!” Filipenses 4.12-13

Nenhum comentário:

Postar um comentário

?????

Redes Sociail

..