Crescendo Com o Joio
“Deixem que cresçam juntos até à colheita. Então direi aos encarregados da colheita: Juntem primeiro o joio e amarrem-no em feixes para ser queimado; depois juntem o trigo e guardem-no no meu celeiro”. (Mateus 13:30)
As parábolas do Senhor Jesus são marcantes pela sabedoria que o Mestre passava através delas. Na parábola em questão Jesus apresenta o Joio crescendo com o trigo , e vários aspectos e etapas desse crescimento.
Muito tem sido falado a respeito dessa parábola pois, de fato, é possível aprender muitas coisas a respeito dessa narrativa.Porém, hoje, eu gostaria de lançar um olhar um pouco mais reflexivo sobre uma das vertentes dessa parábola.
A questão do trigo convivendo com o joio e principalmente crescer junto até a colheita. A convivência com alguém que pode te sufocar, alguém que pode te prejudicar de alguma forma. Conviver e crescer com quem quer tomar o teu espaço, que não te respeita e que muitas vezes te afronta também.
Um questionamento comum que surge em nossas mentes no dia-a-dia: por que determinada pessoa tenta de várias formas te prejudicar, ou por que você é perseguido, quais são as motivações? O pior de tudo é quando essa convivência se torna uma tortura de forma que já vi alguns amigos perderem a fé.
No contexto da parábola, é até sugerido que o joio seja arrancado mas a orientação é para que cresçam juntos. E nesse período de crescimento , de convivência, de atrito (infelizmente eles acontecem) há um tempo onde eles serão separados, mas esse tempo de separação não compete a nós.
O que compete a nós é conviver crescer com o joio, mas principalmente ,não sucumbir à demanda desta convivência.Em outras palavras, precisamos hoje aprender a conviver em sociedade, ainda que essa sociedade seja absurdamente corrompida.
Claro que essa realidade muitas vezes nos sufoca, ainda mais nesses dias que as ideias ou pensamentos não são discutidos ou expostos, e sim impostos. E muitas vezes a nossa opinião, quando é adversa da maioria, nos coloca realmente como trigos diante de uma sociedade que se comporta como joio.
As vezes, choramos, oramos, nos magoamos, sofremos e sim, desistimos também. Porém, como sabemos o que acontece nesta parábola , eu te peço que você continue firme.
Mas também, não alimente nenhum sentimento de revolta ou desejo de vingança, algo do tipo “um dia esses que me perturbam serão queimados.” Como homens, que possamos ter paciência nesta convivência, pois quem sabe, um desses joios precise de nós para tentar ser trigo.
Quem sabe nessa convivência, sejamos aperfeiçoados em nossa maturidade e paciência. Quem sabe seremos agentes participantes do Reino de Deus.
Minha oração: “Senhor, me dê sabedoria e discernimento para conviver com os que entendo que são Joios. Que tua misericórdia não se afaste de mim e nem deles. Que eu aprenda a viver com o joio, mas que eu não me perca no meio dele. Em nome de Jesus, Amém,”
Pense nisso!
Em oração e amizade, sempre!
Abraço!
Pr. Marco
Obrigado Senhor, pelo perdão e pela cura!
Mundo GospelemVida Cristã - Há 5 dias
Palavra que transforma Obrigado Senhor, pelo perdão e pela cura! | Pr. MAAS ® Salmos 103:2 - Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios. No verso dois deste salmo, Davi se desafiou a jamais se esquecer dos benefícios do Senhor. E, a partir daqui, ele começa a descrever a cada um deles. Gostaria de abrir um parêntese aqui e dizer que é muito valioso registrar as bênçãos que o Pai já nos concedeu. É impossív... mais »
O motivo da oração. (Habacuque 3)
Mundo GospelemVida Cristã - Há 5 dias
O motivo da oração. (Habacuque 3) *O Senhor Deus é a minha fortaleza, e faz os meus pés como os da corça, e me faz andar em lugares altos” (Habacuque 3.19).* Você já se perguntou o que motiva as suas orações? Recentemente, numa conversa com um dos presbíteros aqui da igreja, comentei que tenho observado os pedidos apresentados pelos irmãos em nossas reuniões de oração. Percebi que, basicamente, todas as orações estão repletas de motivos pessoais. Não é errado apresentar a Deus os desejos e anseios do nosso coração. Inclusive, a quem mais apresentaremos? Não há outro Deus. Nem no... mais »
Podemos perder nossa salvação?
Mundo GospelemVida Cristã - Há 5 dias
Podemos perder nossa salvação? Postado, em #VocêPergunta *Você pergunta:* Uma coisa que sempre me intrigou é a salvação de Deus em nossa vida. Já ouvi pastores defendendo que não podemos perder nossa salvação. Mas isso me deixa confuso, pois, e se eu me desviar dos caminhos do Senhor? Ou se eu passar a ouvir o mal e não quiser mais andar nos caminhos de Deus? Mesmo assim permanecerei salva, mesmo vivendo um vida que não agrada a Deus? Caro leitor, a primeira coisa a se dizer sobre este tema é que temos de fazer uma separação entre uma *conversão* *genuína* e uma *aparente conversão... mais »
O benefício do sofrimento
Mundo GospelemVida Cristã - Há 5 dias
O benefício do sofrimento *Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” (Romanos 8.28).* *Ultimamente, tenho refletido bastante sobre o sofrimento, e também buscado compreensão bíblica a respeito deste assunto. Sofrer é inevitável; e muitas são as razões que podem nos levar a sofrer: dificuldades nos relacionamentos, problemas financeiros, abusos, injustiças, enfermidades etc. E nesta minha busca, já encontrei informações preciosas que têm me ajudado a enxergar o lado bom do sofrimento.* Isso mesmo, ... mais »
Dicas para lidar com o vício e a mentalidade inconstante
Mundo GospelemVida Cristã - Há 5 dias
Mez McConnella Dicas para lidar com o vício e a mentalidade inconstante 2017 - Vida Cristã Uma coisa que eu aprendi como um ex-viciado (e trabalhando extensivamente com eles) nos últimos 20 anos é que, em geral, gostamos (se não amamos) das coisas que muitas vezes nos controlam. A dependência pode ser um monstro tão estranho porque, por um lado, queremos desesperadamente mudar e, por outro lado, não. Nós amamos e odiamos o que nos escraviza, ao mesmo tempo. Essa é uma condição que muitas pessoas vivem e têm vindo a (tristemente) aceitar ao longo dos anos. Muitas v... mais »
COPO VAZIO
Mundo GospelemVida Cristã - Há 5 dias
*A PAZ DO SENHOR* *MENSAGEM PARA REFLETIR* ****COPO VAZIO**** *MAIO / 2017* *(Filipenses. 2: 7) - Antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana*. Um jovem marcou um encontro com seu pastor, no gabinete da igreja. O pastor, após ele entrar na sala, olhou-o fixamente e esperou que falasse. O jovem começou: "Pastor, eu creio que já tenho conhecimento bíblico suficiente para debater com qualquer outra pessoa da igreja. Sou capaz de fazer análises e exegese bíblica usando os originais em hebraico e grego... mais »
Nenhum comentário:
Postar um comentário